UOL Notícias Notícias
 

14/07/2007 - 19h07

Papa pede a presidente eleito de Israel que 'faça a paz avançar'

JERUSALÉM, 14 jul (AFP) - O papa Bento XVI enviou uma mensagem de congratulação a Shimon Peres, que prestará juramento como novo presidente de Israel no domingo, e pediu que trabalhe para "fazer a paz avançar", afirmou neste sábado um porta-voz do governante eleito.

"Muitas pessoas no mundo, assim como os cidadãos de Israel, esperam que você dê um impulso no governo (...) para fazer a paz avançar", escreveu Bento XVI, segundo o porta-voz.

O Papa destacou a "reputação" do ex-prêmio Nobel da Paz e declarou estar convencido de que Peres continuará exercendo uma influência sobre "outros líderes e os estimulará a dar mostras de coragem para enfrentar os desafios do futuro".

"Será a melhor maneira de derrotar o terrorismo e a violência, condenados em todo o mundo", acrescentou Bento XVI.

Peres, de 83 anos, foi eleito presidente em 13 de junho e prestará juramento no domingo, diante do Parlamento (Knesset). O novo chefe de Estado será o sucessor de Moshe Katzav, que enfrenta um processo por assédio sexual.

Após sua eleição, Shimon Peres declarou que não se contentaria em desempenhar um papel honorário, referindo-se à função, sobretudo protocolar, dos chefes de Estado em Israel.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host