UOL Notícias Notícias
 

29/07/2007 - 10h05

A Asean completa seus 40 anos sonhando com a unidade

MANILA, 29 Jul 2007 (AFP) - A Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que celebra seus 40 anos em agosto, se reúne a partir desta segunda-feira, nas Filipinas, para abordar a criação de uma miniconstituição e de um vasto mercado comum ao estilo europeu.

A 40a. reunião dos ministros das Relações Exteriores se prolongará até a próxima sexta-feira, quando os delegados examinarão um projeto de Carta Magna que poderá estabelecer os alicerces de uma comunidade asiática.

Os representantes dos dez membros da Asean (Tailândia, Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Vietnã, Brunei, Laos, Mianmar e Camboja) analisarão com cuidado o documento que já foi redigido em cerca de 90%.

A versão definitiva será submetida à aprovação dos dirigentes dos dez países durante a cúpula que manterão em novembro, em Cingapura.

Em linhas gerais, esta miniconstituição concederia ao bloco o direito de assinar acordos internacionais e aumentaria seu peso no cenário mundial.

A organização é regida pelo consenso e desde sua criação em agosto de 1967, suas declarações sempre se guiaram pela preocupação de não interferir nos assuntos internos de seus membros.

A instituição asiática, no entanto, tentará progredir no capítulo de sua integração, visando a uma zona de livre comércio até 2015, cinco anos antes da data prevista inicialmente.

Com um Produto Interno Bruto (PIB) total de quase 876 bilhões de dólares, a Asean quer delimitar seu território frente aos colossos indiano e chinês.

Além da reunião dos chefes da diplomacia, os ministros da Defesa manterá um encontro nos dias 1 e 2 durante seu tradicional Foro Regional da Asean (ARF), integrado pelos dez países da Asean e 17 potências amigas, entre elas Coréia do Norte, Rússia, União Européia e Estados Unidos.

Esta edição transcorrerá sem a presença, pela segunda vez, da secretária de Estado americana Condoleezza Rice, que estará viajando pelo Oriente Médio e será representada pelo subsecretário John Negroponte.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host