UOL Notícias Notícias
 

26/08/2007 - 15h06

Líbano anuncia ofensiva "mais intensa" contra o Fatah al-Islam

NAHR AL-BARED, Líbano, 26 Ago 2007 (AFP) - O exército libanês informou neste domingo que pretende intensificar seus ataques contra os combatentes do Fatah al-Islam em Nahr al-Bared, no norte do Líbano, depois da saída do campo de refugiados palestino das famílias dos insurgentes.

Além disso, segundo uma fonte próxima aos religiosos que exercem o papel de mediadores no conflito, que já dura há mais de três meses, negociações estão em andamento para retirar do campo os feridos do Fatah al-Islam.

"Os ataques contra as posições dos insurgentes serão mais intensos" agora que os últimos civis deixaram o campo, anunciou à AFP um porta-voz do exército libanês. "Antes, tivemos que ser prudentes, devido à presença no campo de mulheres e crianças. Agora já não é mais o caso", acrescentou.

Cerca de 60 civis, os últimos que permaneciam em Nahr al-Bared, deixaram o campo sexta-feira depois de uma mediação conduzida pela Congregação dos Ulemás Palestinos.

Os cerca de 70 combatentes do Fatah al-Islam que permanecem em Nahr al-Bared estão entrincheirados em abrigos subterrâneos no sul do campo, bombardeado diariamente por helicópteros do exército desde o dia 9 de agosto.

Dois soldados libaneses morreram sábado durante os combates com o Fatah al-Islam, destacou o porta-voz do exército neste domingo.

Mais de 200 pessoas, entre elas 148 militares, morreram desde o dia 20 de maio nestes combates, os mais sangrentos desde o fim da guerra civil no Líbano, em 1990. Este balanço não inclui os combatentes islâmicos mortos, cujos corpos ficaram no campo.

Além disso, um representante da Congregação dos Ulemás Palestinos informou a AFP que negociações estão em andamento para retirar combatentes islâmicos feridos.

Ele disse ter sido contactado neste domingo pelo porta-voz do Fatah al-Islam, Abu Salim Taha, para negociar a retirada dos feridos, que seriam oito ou nove.

"Estamos quase chegando a um acordo", afirmou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host