UOL Notícias Notícias
 

13/09/2007 - 08h38

Mais de 45 talibãs mortos no sul do Afeganistão

CABUL, 13 Set 2007 (AFP) - "Mais de 45 talibãs" morreram em um ataque da coalizão internacional e do Exército afegão após uma emboscada armada pelos insurgentes no sul do Afeganistão, anunciou a coalizão internacional em um comunicado divulgado nesta quinta-feira.

Os rebeldes atacaram uma patrulha mista do Exército afegão e das forças da coalizão com lança-granadas e armas leves em um povoado do distrito de Deh Rawood, na província de Oruzgan, uma das regiões mais instáveis do Afeganistão, indica o comunicado.

A patrulha reagiu imediatamente e solicitou apoio aéreo, acrescenta.

Os talibãs foram "neutralizados" em várias posições que ocupavam no povoado graças a "munições de precisão", segundo a mesma fonte.

Desde que foram expulsos do poder por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos no final de 2001, os islamitas fundamentalistas iniciaram uma violenta rebelião para recuperar o poder com o apoio de 50.000 soldados estrangeiros, deixando milhares de mortos. São particularmente ativos nas regiões sul e sudeste, na fronteira com o Paquistão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host