UOL Notícias Notícias
 

21/09/2007 - 20h04

Fidel Castro aparece em entrevista gravada na TV

de Havana
O líder cubano Fidel Castro apareceu nesta sexta-feira (21) em uma entrevista na televisão, após mais de três meses sem a divulgação de imagens recentes do ex-presidente.

Castro, 81, aparece vestindo roupas esportivas, mais grisalho, ainda bem magro e frágil, apresentando alguns sinais de recuperação, no entanto.

Reuters
Após 3 meses, Fidel Castro apareceu nesta sexta em entrevista gravada na TV cubana
FIDEL QUASE MORREU, DISSE CHÁVEZ
O ex-presidente conversou sentado com o apresentador do programa Mesa Redonda Informativa sobre diversos temas da atualidade, como a queda do dólar e a alta do petróleo.

"Ouvi algumas opiniões. Quando vêem por escrito é quando realmente ficam impressionadas com os fatos que aconteceram, e dos quais não faziam idéia, e estou falando de pessoas bem informadas", disse Castro, referindo-se aos temas abordados em seu último artigo.

O líder cubano não aparecia em imagens de foto ou vídeo desde o dia 5 de junho, quando participou de uma entrevista também no programa Mesa Redonda.

Autoridades do governo cubano afirmaram nesta sexta-feira que Castro tem uma "recuperação fecunda": publica artigos, é consultado e participa das principais decisões do país.

No Brasil, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, amigo de Castro e que acompanha de perto seu estado de saúde, contou nesta sexta que o ex-presidente cubano ficou à beira da morte e teve quase todo o sangue substituído em transfusões.

A grave crise intestinal que o levou várias vezes à mesa de operações debilitou sua saúde e o obrigou a se afastar provisoriamente do poder. Seu irmão Raúl assumiu a presidência interina da ilha em 31 de julho de 2006, e desde então Fidel não aparece em público.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h20

    -0,56
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h21

    -0,52
    75.214,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host