UOL Notícias Notícias
 

07/11/2007 - 06h27

Sarkozy quer reconquistar o coração dos EUA de forma duradoura

WASHINGTON, 7 Nov 2007 (AFP) - O presidente francês Nicolas Sarkozy afirmou na noite de terça-feira, durante um jantar na Casa Branca, por ocasião de sua primeira visita oficial a Washington, que pretende "reconquistar o coração dos Estados Unidos.

"Venho a Washington com uma mensagem muito simples. Quero reconquistar o coração dos Estados Unidos, e reconquistar o coração dos Estados Unidos de maneira duradoura", afirmou Sarkozy diante do presidente americano George W. Bush.

"Eu vim dizer uma coisa: França e Estados Unidos são amigos, aliados, desde sempre e para sempre", acrescentou.

"Quando estamos juntos, vencemos os combates mais difíceis", acrescentou, em referência aos sacrifício dos soldados americanos mortos em território francês durante a Segunda Guerra Mundial.

"Nunca esqueceremos o que eles fizeram pela França", disse Sarkozy.

Bush destacou que "França e Estados Unidos podem superar os maiores desafios se trabalharem de forma conjunta" e propôs um brinde a Sarkosy, em homenagem a "um dos mais antigos amigos dos americanos, o grande povo da França".

"Você e eu compartilhamos o compromisso de aprofundar a cooperação entre nossas duas repúblicas e, através desta cooperação, poderemos fazer do mundo um lugar melhor", concluiu Bush.

O presidente francês fará um discurso nesta quarta-feira no Congreso dos Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host