UOL Notícias Notícias
 

08/11/2007 - 17h47

Trabalhadores peruanos fazem Dia Nacional de Protestos

LIMA, 8 Nov 2007 (AFP) - Milhares de trabalhadores tomaram as ruas de Lima e de outras cidades peruanas, nesta quinta-feira, no Dia Nacional de Protestos, convocado por sindicatos para rejeitar a política econômica do governo Alan García.

A jornada terminou com uma passeata pacífica na capital peruana, onde cerca de 8.000 pessoas, incluindo professores estaduais, mineiros em greve, trabalhadores da construção civil, operários de diferentes setores e estudantes, marcharam, carregando bandeiras vermelhas.

"Esta é a resposta dos trabalhadores a García, que disse que éramos poucos. Agora, terá de engolir suas palavras, ao ver esta mobilização em massa", disse Mario Huamán, secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru (CGTP), que convocou o protesto.

A convocação contou com o apoio de partidos de esquerda, assim como do opositor Ollanta Humala, líder do Partido Nacionalista.

A mobilização em Lima se estendeu por várias quadras e chegou até os arredores do Congresso, que ficou isolado por um cordão policial. Não há registro de violência.

"García, cumpra suas promessas", "chega de demissões" e "solução para a greve mineira" eram algumas das palavras de ordem dos manifestantes.

A marcha aconteceu enquanto o governo peruano expressava sua satisfação com a aprovação do tratado de livre comércio, hoje, na Câmara de Representantes dos Estados Unidos, também criticado pelos trabalhadores.

A CGTP também pediu ao governo que atenda às exigências dos mineiros, em greve por tempo indeterminado desde segunda-feira, e que respeite os direitos trabalhistas em geral. Estes estariam sendo violados, de acordo com a Central, todos os dias, com demissões arbitrárias por parte dos empresários.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host