UOL Notícias Notícias
 

14/11/2007 - 22h22

Terremoto no Chile deixa pelo menos dois mortos e 45 feridos

SANTIAGO, 14 Nov 2007 (AFP) - O forte terremoto de 7,7 graus Richter que abalou o norte do Chile nesta quarta-feira deixou pelo menos dois mortos, 45 feridos e 4 mil desabrigados, informaram as autoridades.

"Há duas pessoas falecidas, ambas são mulheres", disse a diretora do Escritório Nacional de Emergências do Ministério do Interior (Onemi), Carmen Fernández.

Fernández disse que as mulheres morreram na pequena cidade de Tocopilla - 1.632 km ao norte de Santiago e perto do epicentro do tremor - "por lesões diretas", ligadas ao sismo. As vítimas foram identificadas como Leontina Espejo, de 88 anos, e Olga Petronila Ortiz, de 54, soterradas em desabamentos.

A diretora informou ainda que cerca de 50 trabalhadores ficaram isolados em um túnel entre Tocopilla e Iquique que desabou, mas destacou que todos estão a salvo e aguardam por resgate.

O tremor, de 7,7 graus Richter, foi registrado às 12h43 (13h43 de Brasília), de acordo com o Serviço Sismológico da Universidade do Chile. Seu epicentro foi registrado a 35 km ao leste de Tocopilla.

Fontes hospitalares da cidade disseram ter atendido mais de 100 pessoas com lesões menores. Já as autoridades regionais anunciaram que há, por enquanto, 45 feridos.

"Facilmente, há 4 mil desabrigados, talvez mais", disse o prefeito Luis Moncayo, após percorrer a pequena cidade portuária, acrescentando que 1.200 casas foram "totalmente destruídas".

Além de Tocopilla, as localidades mais afetadas são as vizinhas Quillagua e María Elena.

A presidente Michelle Bachelet visitará nesta quinta-feira as zonas afetadas, informou o subsecretário do Interior, Felipe Harboe.

O terremoto provocou cortes de energia elétrica e interrupção nas comunicações telefônicas, o que levou à suspensão das atividades de mineração durante várias horas no norte do Chile.

Segundo a Rádio Cooperativa de Santiago, o aeroporto de Antofagasta, 1.200 km ao norte de Santiago, sofreu danos que provocaram a evacuação do terminal aéreo. Na mesma cidade, a varanda de um hotel caiu e destruiu um carro, sem deixar vítimas.

Nesta quarta-feira, terremotos também abalaram Argentina, Guatemala e El Salvador, mas o Serviço Geológico americano informou que não há relação entre os tremores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host