UOL Notícias Notícias
 

15/11/2007 - 16h46

Primeira cúpula de mulheres dirigentes acontece em Nova York

NOVA YORK, 15 Nov 2007 (AFP) - Mulheres dirigentes de todo o mundo vão se reunir nesta sexta-feira e neste sábado em Nova York para uma primeira cúpula voltada para analisar as conseqüências de sua crescente presença em postos de poder.

As presidentes deste fórum, que será realizado em um hotel de Manhattan sob o lema "Mulheres dirigentes e segurança mundial" são a ex-chefe de Estado irlandesa, Mary Robinson, e a ex-primeira ministra canadense, Kim Campbell.

Deputadas, presidentes de associações, ministras, diplomatas, cientistas... uma centena de personalidades confirmaram participação. As que recusaram o convite, como a aspirante democrata à eleição presidencial americana, Hillary Clinton, o fizeram por motivo de agenda, garantem as organizadoras.

"Vemos atualmente mulheres dirigentes em todos os níveis, nas empresas, nas comunidades locais, na liderança de Estados. Queremos reunir estas forças para criar uma diplomacia coletiva", declarou à AFP a ex-presidente irlandesa, Mary Robinson (1990-1997).

Para Robinson, os eixos das ações a serem adotados são claros: o combate ao terrorismo, a mudança climática e a pobreza.

Defendendo-se da acusação de querer criar barreiras entre mulheres e homens, a ex-presidente considera, no entanto, que "atualmente são cometidos erros graves", e que os homens "tendem a adotar enfoques diferentes".

"As mulheres tentam sempre se superar, porque se cobram mais do que os homens. São mais abertas ao diálogo e têm uma visão mais concreta da pobreza, que afeta mais às mulheres", disse a presidente do fórum que acaba de voltar de uma viagem ao Chade.

Durante dois dias, a conferência tentará "lançar um processo que permita às mulheres dirigentes canalizar seus esforços e colocar em marcha ações coletivas no terreno da segurança mundial", afirmou Robinson.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h40

    -0,07
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h50

    -0,54
    75.566,90
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host