UOL Notícias Notícias
 

18/11/2007 - 10h36

Papa faz apelo à solidariedade internacional para com Bangladesh

CIDADE DO VATICANO , 18 nov 2007 (AFP) - O Papa Bento XVI dedicou a oração do Angelus deste domingo a um apelo à solidaridade internacional para com Bangladesh - país que teve sua região sul devastada pela passagem do ciclone Sidr, que fez cerca de 2.000 mortos.

"Nos últimos dias, um terrível ciclone atingiu o sul de Bangladesh, causando numerosas vítimas e grandes prejuízos", lembrou Bento XVI, expresando sua "profunda dor às famílias e à nação inteira".

"Faço um apelo à solidariedade internacional, já mobilizada para atender as necessidades" do país, disse ele ante milhares de peregrinos reunidos na praça São Pedro no Vaticano.

"Encorajo (a comunidade internacional) a empreender todos os esforços possíveis para levar socorro a estes irmãos tão durante atingidos", acrescentou Bento XVI.

O pontífice também dirigiu um apelo ao mundo para que proíba de forma definitiva as minas terrestres antipessoais - artefatos mortais que estão à espreita de suas vítimas, protegidas pela invisibilidade - por ocasião da abertura, na Jordânia de uma conferência internacional sobre estas minas.

Bento XVI exprimiu "a esperança" de que "sejam completamente proibidas" estas armas que fazem tantas vítimas, "entre elas muitas crianças", e pediu aos participantes da conferência para agirem neste sentido.

A oitava assembléia dos Estados participantes da Convenção de Ottawa, que interdita as minas antipessoais, está sendo aberta neste domingo na Jordânia e vai prosseguir até 22 de novembro.

Segundo o último relatório da ONG Campanha internacional para a interdição das minas (ICBL), foram registradas 5.751 vítimas no mundo em 2007, um número que considera, no entanto, subestimado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h29

    1,65
    3,311
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h35

    -2,25
    61.229,01
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host