UOL Notícias Notícias
 

23/11/2007 - 21h18

Lahoud abandona palácio, e Líbano fica sem presidente

de Beirute
O presidente libanês, Emile Lahoud, abandonou o palácio presidencial após a 0h desta sexta-feira, deixando a presidência vacante devido ao fato de que o Parlamento não chegou a um acordo para eleger seu sucessor, comprovou a AFP em Beirute.

Lahoud se despediu do pessoal do Palácio e cumprimentou vários de seus colaboradores, antes de passar em revista a Guarda Republicana. Em seguida, Lahoud partiu de carro.

AFP
O ex-presidente libanês Emile Lahoud
MAIS IMAGENS DO DIA
Antes de partir, Lahoud disse à imprensa que "é preciso eleger um presidente de consenso", qualificando o governo do premier Fuad Siniora de "ilegal e inconstitucional, não importa o que digam Estados Unidos e França".

"Se não elegerem um novo presidente de consenso, com o apoio exigido de dois terços, temos homens que podem se impor", advertiu.

Centenas de pessoas, em sua maioria partidários de Saad Hariri, líder libanês anti-sírio, festejaram a partida de Lahoud no bairro de Tarik Jdidé.

"Estamos celebrando porque o mandato de Lahoud foi o período mais obscuro da história do Líbano", afirmou Mazen Hammun, um morador do bairro.

"Durante seu mandato, foram assassinados muitos mártires, incluindo o ex-premier Rafic Hariri".

A eleição do novo chefe de Estado deveria ter ocorrido nesta sexta-feira, mas a sessão parlamentar foi adiada mais uma vez, diante da falta de acordo entre a oposição pró-síria e a maioria, oposta a Damasco.

O grupo anti-sírio acusa a oposição de querer um presidente vinculado a Damasco e Teerã, enquanto a oposição denuncia que a maioria deseja um chefe de Estado "ao gosto" dos Estados Unidos.

A oposição reúne o movimento xiita Hezbollah, o movimento cristão de Michel Aoun e o grupo do presidente do Parlamento, Nabih Berri.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host