UOL Notícias Notícias
 

04/12/2007 - 14h26

O informe da inteligência dos EUA justifica pressão sobre o Irã (Gates)

CABUL, 4 dez 2007 (AFP) - O informe da inteligência segundo o qual o Irã interrompeu em 2003 seus planos para obter a bomba atômica justifica a pressão exercida sobre Teerã por sua política nuclear, afirmou nesta terça-feira, em Cabul, o chefe do Pentágono, Robert Gates.

Segundo o secretário de Defesa americano, a maior importância do informe é que ele "valida a estratégia da administração Bush, que consiste em acentuar as pressões econômicas e diplomáticas sobre o governo iraniano devido a seu programa nuclear".

Gates hizo fez essas declarações em uma visita ao Afeganistão, onde avalia as necessidades das tropas internacionais na luta contra os talibãs.

O relatório divulgado pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos que provocou críticas por parte de Israel e reações positivas do Irã afirma que a República Islâmica interrompeu seu programa de fabricação de armas nucleares em 2003, e que as acusações americanas sobre os objetivos atômicos iranianos foram superestimadas nos últimos dois anos.

O documento da National Intelligence Estimate (NIE) levantou novas questões envolvendo a já combalida credibilidade da Casa Branca e sua política de guerra ao terrorismo, quase cinco anos após a invasão do Iraque, cujas motivações foram baseadas em ameaças assustadoras, porém, falsas.

Em outubro passado, o presidente George W. Bush chegou a evocar o risco de uma "Terceira Guerra Mundial" e de um "holocausto nuclear" caso o Irã consiga produzir um arsenal atômico, afirmando que Teerã tinha abertamente proclamado seu desejo de possuir poder nuclear.

Segundo o documento do NIE, que reúne a conclusão das 16 agências de inteligência dos Estados Unidos, não está claro se o Irã procurava desenvolver armas nucleares, e que interromper seu programa, ainda que em fase inicial, sugere uma maior sucetibilidade do país a pressões internacionais do que se imaginava.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host