UOL Notícias Notícias
 

11/12/2007 - 16h28

Colômbia denuncia as FARC na OEA e pede por libertade de reféns

WASHINGTON, 11 dez 2007 (AFP) - O vice-presidente colombiano, Francisco Santos, fez na Organização dos Estados Americanos (OEA), nesta terça-feira, uma incendiada defesa das iniciativas tomadas pelo governo da Colômbia para tentar obter a libertação dos reféns em poder da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc).

"As FARC fizeram do seqüestro uma forma lucrativa de financiar suas atividades junto com o narcotráfico", denunciou Santos, recebido durante uma sessão extraordinária do Conselho Permanente da OEA, o órgão máximo da entidade interamericana.

"Estes seqüestradores cobram para entregar provas de sobrevivência ou para devolver os corpos" das vítimas, recordou.

Santos denunciou as condições subumanas do cativeiro em que são mantidos os reféns e sustentou que esses tratamentos cruéis são estendidos a suas famílias e aos círculos próximos dos prisioneiros.

O vice-presidente pediu que a comunidade internacional faça um pedido pela "libertação incondicional" dos detidos pelas Farc, a principal guerrilha do país com 17.000 integrantes.

Santos exaltou "a imagem digna" de reféns como a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, seqüestrada em 2002, de três norte-americanos presos desde 2003 e do senador Luis Eladio Pérez, a quem sua própria esposa teve dificuldades em reconhecer nas imagens após anos nas selvas colombianas.

"As condições desses seqüestros são comparáveis aos campos de concentração nazistas", atacou Santos.

A última proposta acolhida pelo governo colombiano veio da Igreja Católica e consiste na criação de uma zona de encontro de 150 km2 na Colômbia, na qual o intercâmbio se realizaria diante da presença de observadores internacionais e nenhuma das partes envolvidas no processo portaria armas nessa área.

Estima-se que 3.000 pessoas estão em poder de grupos armados na Colômbia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h01

    1,26
    63.452,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host