UOL Notícias Notícias
 

18/12/2007 - 20h53

Ex-comandante do Exército argentino é condenado a 25 anos de prisão

BUENOS AIRES, 18 dez 2007 (AFP) - O ex-comandante do Exército argentino Cristino Nicolaides foi condenado nesta terça-feira a 25 anos de prisão por seqüestro e desaparecimento de opositores durante a ditadura (1976/83), tornando-se o primeiro chefe militar sentenciado após a anulação das leis de anistia na Argentina.

Nicolaides foi condenado por seu envolvimento nos seqüestros e torturas cometidos contra vários membros do grupo guerrilheiro peronista Montoneros.

O tribunal condenou ainda outros seis ex-integrantes do Batalhão 601 da Inteligência do Exército e o policial Julio Simón, a penas de entre 20 e 23 anos de prisão por formação de quadrilha e privação ilegal de liberdade, entre outros crimes.

Todos os condenados assistiram ao julgamento, exceto Nicolaides, que esteve ausente, alegando problemas de saúde.

As vítimas do grupo foram Julio César Genoud, Verónica María Cabilla, Angel Carbajal, Lía Mariana Ercilia Guangiroli, Ricardo Marcos Zucker e Silvia Tolchinsky. Apenas a última sobreviveu e mora, atualmente, na Espanha.

Durante o julgamento, foram revelados fatos como o fuzilamento de Ricardo Zucker, filho do ator Marcos Zucker, no campo de futebol do Campo de Maio, por ordem de Nicolaides.

O general Nicolaides comandou o III Corpo do Exército e os Institutos Militares com sede no Campo de Maio, em Buenos Aires, onde funcionou um dos maiores centros de detenção ilegal na Argentina.

A decisão de hoje representa mais um degrau para a condenação de cerca de 250 repressores que estão em prisão preventiva, a maioria em reclusão domiciliar devido à idade avançada.

Desde a anulação das leis de anistia "Ponto Final" e "Obediência Devida", apenas três repressores tinham sido condenados: os ex-policiais Julio Simón e Miguel Etchecolatz, e o capelão militar Cristian von Wernich.

A última ditadura na Argentina deixou cerca de 30 mil desaparecidos, segundo organismos dos direitos humanos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host