UOL Notícias Notícias
 

23/12/2007 - 21h04

Bolívia: incendiada casa de parlamentar governista

LA PAZ, 23 dez 2007 (AFP) - A casa de um parlamentar boliviano governista foi incendiada na cidade de Santa Cruz, que lidera a oposição ao presidente Evo Morales - numa nova escalada do confronto que abala o país.

Este novo episódio de violência aconteceu na madrugada deste domingo, quando a casa do constituinte do Movimento Ao Socialismo (MAS), Carlos Romero, foi atacada por um grupo de jovens supostamente ligados ao influente Comitê Cívico "Cruceño", baluarte da oposição ao presidente.

Romero é considerado um dos políticos mais influentes no partido; sua atuação foi considerada fundamental para que a Assembléia Constituinte aprovasse uma nova Carta Magna com a qual Morales se propõe a refundar a Bolívia, mas em meio à resistência de cinco regiões do país lideradas pela rica Santa Cruz (leste).

"Estamos chocados porque é uma atitude covarde, criminosa, fascista e premeditada porque era um grupo de jovens em caminhonetes, táxis e automóveis com vidros fumê" relatou Romero à cadeia Erbol.

A analista política Helena Argirakis afirmou que os conflitos na Bolívia vêm acontecendo "em torno da autonomia, do corte do imposto sobre o petróleo destinado às regiões e sobre questões de territorialidade específica, mas que no fundo gira em torno da natureza, distribuição, composição e exclusividade do poder".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host