UOL Notícias Notícias
 

26/12/2007 - 16h21

Moscou vai entregar novos sistemas de defesa antiaérea ao Irã

TEERÃ, 26 dez 2007 (AFP) - A Rússia vai fornecer ao Irã sistemas de mísseis antiaéreos S-300, anunciou nesta quarta-feira o ministro iraniano da defesa, Mostafa Mohammad Najjar.

"O sistema S-300 será entregue em virtude de um acordo concluído no passado", declarou o ministro, citado pela rádio estatal iraniana, sem especificar a data em que este acordo foi assinado.

Najjar destacou que a data exata da entrega será comunicada posteriormente.

A Rússia já forneceu este ano ao Irã 29 sistemas de defesa antiaérea TOR-M1, por um valor estimado em 700 milhões de dólares.

Os meios de comunicação estatais iranianos afirmam que o sistema S-300 é bem mais sofisticado que o TOR-M1, e que pode atingir alvos mais altos. O Irã havia anunciado em janeiro ter testado com sucesso o sistema TOR-M1.

De acordo com uma fonte próxima ao ministério russo da Defesa citada pela agência de notícias Interfax, o Irã deve receber várias dezenas de exemplares deste sistema.

"Conforme o contrato assinado há alguns anos, a Rússia fornecerá ao Irã várias dezenas de exemplares do sistema antiaéreo S-300", afirmou a fonte citada pela agência, ressaltando que as entregas acontecerão em 2008.

Os Estados Unidos tinham pedido insistentemente à Rússia que não entregasse ao Irã os sistemas TOR-M11, considerando que seria um erro no momento em que o Conselho de Segurança da ONU decidia sancionar Teerã por seu programa nuclear.

A Rússia, que tem direito de veto no Conselho de Segurança da ONU, possui importantes interesses econômicos no Irã. São empresas russas que controem atualmente em Buchehr a primeira central nuclear iraniana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host