UOL Notícias Notícias
 

07/01/2008 - 15h48

Os posicionamentos dos pré-candidatos republicanos sobre imigração

WASHINGTON, 7 Jan 2008 (AFP) - A questão da imigração clandestina constitui um dos temas predominantes da campanha dos candidatos republicanos para a indicação de seu partido às eleições presidenciais de 4 de novembro. Seguem abaixo as posições que defendem:

- Mitt Romney: o ex-governador de Massachusetts é um partidário da linha dura e apresenta-se como defensor da imigração legal. Opõe-se à regularização dos imigrantes que entraram clandestinamente nos Estados Unidos, por considerar que se trata de uma "anistia", porém admite que deportar milhões de estrangeiros que vivem nos Estados Unidos é "impraticável".

- John McCain: o veterano senador pelo Arizona defende um fortalecimento dos controles na fronteira com o México e apóia a regularização dos imigrantes que já vivem nos Estados Unidos, desde que paguem uma multa, não tenham cometido delitos e dominem o inglês. Em 2006 e 2007 defendeu projetos de reforma migratória apoiados pelo presidente George W. Bush e que foram bloqueados no Congresso pelo setor mais radical do partido.

- Mike Huckabee: o ex-governador do Arkansas elaborou um plano radical contra a imigração ilegal que recebeu, há um mês, o apoio do fundador dos caçadores de imigrantes Minutemen, Jim Gilchrist. A proposta prevê obrigar aos estrangeiros ilegais voltarem a seu país para regularizar sua situação. Ao mesmo tempo, manteve um discurso compassivo em relação aos filhos dos imigrantes, dizendo que não deveria castigá-los pelos delitos cometidos por seus pais.

- Rudy Giuliani: o ex-prefeito de Nova Iorque mantém uma posição similar à de McCain, centrada na necessidade de reforçar primeiro a fronteira com a construção de um muro parcial, entre outras medidas, para impedir a chegada de mais clandestinos. Em várias oportunidades, disse que era impossível deportar os 12 milhões de imigrantes ilegais que já vivem nos Estados Unidos.

- Fred Thompson: como Romney, o ex-senador e ator opõe-se ao que qualifica de "anistia" e defende a "imigração legal".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host