UOL Notícias Notícias
 

23/01/2008 - 16h25

Vinte e uma pessoas morrem nesta terça-feira no Iraque

MOSSUL, Iraque, 23 Jan 2008 (AFP) - Uma potente explosão provocada por uma bomba dissimulada num prédio da cidade de Mossul (norte) matou pelo menos 12 pessoas nesta quarta-feira, num momento em que outras nove morriam em diversos atos de violência em todo o Iraque.

Seis transeuntes, entre eles uma mulher e uma criança, morreram na explosão de um carro-bomba perto de Kirkuk (norte), e três soldados iraquianos foram mortos por tiros de armas leves no centro de Bagdá.

Cerca de 132 pessoas ficaram feridas na explosão de um prédio de três andares no oeste de Mossul, segundo um comunicado do exército americano.

Uma bomba escondida no edifício provocou a explosão, destacou o comando americano. A polícia iraquiana mencionou num precedente balanço sete mortos e 72 feridos.

Suspeitava-se de que o prédio servia de depósito de armas e munições, segundo o general da polícia, Abdel Karim al-Joburi. A deflagração aconteceu quando as forças de segurança cercavam o edifício e esperavam a chegada das equipes especializadas.

O edifício, que estava vazio, foi destruído, mas pelo menos 15 casas vizinhas desabaram em cima de seus habitantes, frisou o general Al-Joburi, que não mencionou nenhum policial ou soldado morto ou ferido.

Pelo menos três soldados iraquianos estão entre os feridos, ressaltou, no entanto, o exército americano em seu comunicado.

O exército iraquiano e unidades americanas estabeleceram um perímetro de segurança em volta do local do incidente, e transportaram as vítimas para hospitais.

A região de Mossul, 370 km ao norte de Bagdá, é palco de uma operação conjunta das tropas americanas e do exército iraquiano, lançada em 8 de janeiro contra os grupos extremistas próximos à rede Al-Qaeda.

O comando americano considerou recentemente Mossul como "um perigoso centro" de atividade dos súditos de Osama bin Laden, que se congregaram nos no centro-norte do país nestes últimos meses.

Mais cedo, a explosão de um carro-bomba no mercado de uma pequena cidade da província de Kirkuk, no norte do Iraque, deixou pelo menos seis mortos, disse o porta-voz da polícia local, o capitão Kuthair Abdallah.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h10

    -0,10
    3,132
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h17

    -0,21
    75.830,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host