UOL Notícias Notícias
 

25/01/2008 - 20h04

ONU: reunião para discutir novas sanções contra o Irã é adiada

NOVA YORK, 25 Jan 2008 (AFP) - A reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir as novas sansões contra o Irã em represália a seu programa nuclear, prevista para acontecer nesta sexta-feira, foi adiada até o início da próxima semana, informaram nesta sexta fontes diplomáticas.

Na reunião, os cinco membros permanentes do Conselho (Grã-Bretanha, França, Rússia, EUA e China) darão instruções sobre os elementos da terceira resolução para sanções a Teerã, já aprovadas na última terça-feira em Berlim, aos 10 membros não permanentes do CS.

Os motivos "são puramente técnicos", disse Karen Pierce, assistente do enviado britânico, referindo-se às razões do adiamento.

O projeto, decidido na terça-feira pelos chanceleres das cinco potências mais a Alemanha, estipula um novo grupo de sanções comerciais e econômicas para o Irã por desafiar as petições do Conselho de Segurança da ONU de suspender suas atividades de enriquecimento de urânio.

Teerã insiste que seu programa nuclear tem fins pacíficos e busca fornecer energia à população, enquanto as potências ocidentais estimam que o país poderia estar desenvolvendo a tecnologia com objetivos militares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host