UOL Notícias Notícias
 

30/01/2008 - 01h25

McCain e Hillary vencem na Flórida

MIAMI, 30 Ene 2008 (AFP) - O pré-candidato republicano John McCain conseguiu uma importante vitória nesta terça-feira, nas primárias da Flórida, uma das escalas-chave da disputa pela indicação de seu partido na corrida pela Casa Branca.

Após a apuração de 62% dos votos, o senador pelo Arizona McCain superava o ex-governador de Massachusets Mitt Romney por 36% a 32%, resultado já considerado definitivo, segundo estimativas das TVs americanas.

O ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, que era claro favorito nesse estado, aparece até o momento com 15%, o que complica sua permanência na disputa.

Entre os democratas, a ex-primeira-dama e senadora Hillary Clinton conseguia uma ampla vantagem, de pelo menos 50% a 31%, em relação a seu adversário mais próximo, o senador por Illinois Barack Obama.

A vitória é "simbólica" e mais de efeito psicológico. No caso dos democratas, a Flórida não designará delegados para a convenção partidária, como punição ao estado por ter violado o cronograma das primárias e realizado a votação antes da "Superterça".

Por esse motivo, foi a disputa republicana que concentrou toda a tensão do dia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host