UOL Notícias Notícias
 

14/02/2008 - 09h57

Sérvia 'anulará' por antecipação proclamação de independência de Kosovo

BELGRADO, 14 Feb 2008 (AFP) - O governo sérvio se reunirá ao longo desta quinta-feira para 'anular' por antecipação a iminente proclamação de independência de Kosovo, tema que também será abordado pelo Conselho de Segurança da ONU em Nova York, que reunirá a pedido de Belgrado e Moscou.

"A decisão do governo de anular a independência unilateral de Kosovo tem um significado histórico", declarou o primeiro-mnistro nacionalista, Vojislav Kostunica antes da reunião do governo.

"É, uma vez por todas, a decisão da Sérvia rejeitar um Estado fictício em seu território", acrescentou, classificando os líderes albaneses de Kosovo de "reconhecidos terroristas".

O Conselho de Segurança da ONU também se reúne nesta quinta-feira a pedido da Sérvia e da Rússia para discutir a intenção declarada dos dirigentes separatistas de Kosovo de declarar a independência dessa província sérvia, informaram diplomatas nessa quarta-feira.

Contudo, os diplomatas afirmaram que esta reunião tem poucas possibilidades de modificar as posições sobre o assunto.

O Parlamento de Kosovo, por sua vez, anunciou que aprovará nesta sexta-feira um procedimento de adoção rápida das leis vinculadas à independência, que devem ser adotadas após a proclamação da separação desta província sérvia, informou o presidente da instituição.

Os deputados devem modificar o procedimento de adoção das leis, para aprovar rapidamente os textos previstos pelo plano do enviado especial da ONU, Martti Ahtisaari, que as autoridades kosovares se comprometeram a adotar, informou o presidente do Congresso, Jakup Krasniqi.

A independência desta província de população étnica majoritariamente albanesa pode ser proclamada domingo ou segunda-feira, segundo fontes concordantes em Pristina.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host