UOL Notícias Notícias
 

22/02/2008 - 10h31

EUA preparados para uma eventual onda de refugiados de Cuba

MIAMI, 22 Fev 2008 (AFP) - O governo dos Estados Unidos, as Forças Armadas e as agências de segurança não prevêem que as mudanças políticas em Cuba resultem numa nova onda de refugiados da ilha, mas estão preparados caso isso aconteça.

O Comando Sul, com sede em Miami, está à espera de uma ordem do Pentágono caso seja necessário dar apoio à Guarda Costeira nas águas do Estreito da Flórida, que sepra os Estados Unidos da maior ilha caribenha.

A Guarda Costeira, envolvida diretamente na questão, se mantém em alerta para o desenvolvimento dos acontecimentos em Cuba, mas assinalou que, por enquanto, não reforçou os controles.

Já o Serviço de Imigração e Alfândega informou que existe um plano de contingência para fazer frente a uma possível onda de refugiados.

Cuba se prepara para designar no domingo o sucessor do líder histórico Fidel Castro, uma situação política que gera grande expectativa dentro e fora da ilha, e pode provocar um novo êxodo de cubanos.

A última vez que os militares se somaram às operações de interceptação de imigrantes que chegaram à Flórida foi em 1994 quando, com autorização do governo de Fidel, mais de 30.000 cubanos se lançaram ao mar tentando chegar ao litoral americano.

Naquele ano, além dos cubanos, cerca de 25.000 haitianos se lançaram às águas do Atlântico para buscar refúgio nos Estados Unidos.

No entanto, a crise mais lembrada ocorreu 14 anos antes.

Em 1980, o governo de Fidel Castro autorizou os cubanos a abandonar a ilha. Cerca de 125.000 pessoas partiram entre abril e outubro desse ano para os Estados Unidos em todo tipo de embarcação durate o chamado êxito de Mariel, o porto cubano de onde partiram.

Em 2006, segundo as autoridades migratórias, 3.076 cubanos chegaram às costas dos Estados Unidos, e o número de pessoas interceptadas no mar foi de 2.810.

De setembro de 2007 até terça-feira, quando Fidel anunciou sua renúncia, a Guarda Costeira interceptou 1.040 cubanos no mar.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host