UOL Notícias Notícias
 

03/03/2008 - 19h08

Israel se diz satisfeito com novas sanções da ONU contra Irã

JERUSALÉM, 3 Mar 2008 (AFP) - O estado de Israel expressou satisfação na noite desta segunda-feira com a nova resolução do Conselho de Segurança da ONU que amplia e endurece as sanções contra o Irã.

"Esta importante decisão mostra que a comunidade internacional não aceita o programa nuclear iraniano, que ameaça a estabilidade e a paz mundiais", declarou à AFP Arye Mekel, porta-voz do ministério israelense das Relações Exteriores.

"Os dirigentes iranianos ameaçam a existência de Israel (...). A comunidade internacional mostrou que não confia no Irã quando este diz que segue adiante com seu programa nuclear com fins civis", afirmou.

O Conselho de Segurança da ONU endureceu nesta segunda-feira o regime de sanções econômicas e comerciais contra o Irã por se negar a suspender seu programa de enriquecimento de urânio.

A resolução 1803, aprovada por 14 votos a favor, nenhum contra e uma abstenção, aumenta a lista de indivíduos e entidades que serão isolados por manter vínculos com o programa nuclear iraniano.

Esta é a terceira série de medidas punitivas impostas a Teerã pelo Conselho de Segurança, após as sanções econômicas e comerciais adotadas em dezembro de 2006 e março de 2007.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host