UOL Notícias Notícias
 

03/03/2008 - 12h02

Ministros da UE e América Latina debatem sobre mudança climática em Bruxelas

BRUXELAS, 3 Mar 2008 (AFP) - Ministros da América Latina e da União Européia se reúnem nesta terça-feira em Bruxelas para debater os desafios criados pela mudança climática, em um encontro que busca delinear uma posição comum às vésperas da cúpula bi-regional de Lima, em maio próximo.

Organizada pela presidência eslovena da UE, a reunião abrangerá questões como "a adaptação, a mitigação, a produção e a utilização de energias renováveis, os impactos sobre la biodiversidade e as possibilidades de cooperação bi-regional" em relação à mudança climática.

Na América Latina, que em seu conjunto representa apenas 8% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, vários governos estão aplicando voluntariamente políticas dirigidas a reduzir esse tipo de emissão.

O Brasil, por exemplo, centrou seus esforços na utilização de energia renováveis, no desenvolvimento de biocombustíveis e numa política antidesmatamento.

Nesse sentido, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, terá uma agenda intensa em Bruxelas, além do encontro oficial, com uma visita à Comissão Européia e uma participação em um debate no Europarlamento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host