UOL Notícias Notícias
 

04/03/2008 - 12h12

Abbas e Rice pedem trégua entre Israel e os palestinos

RAMALA, Cisjordania, 4 Mar 2008 (AFP) - O presidente palestino, Mahmud Abbas, pediu nesta terça-feira uma trégua entre Israel e os palestinos para permitir que as negociações de paz resultem em um acordo em 2008, depois de se reunir em Ramallah, Cisjordânia, com a secretária de Estado americana Condoleezza Rice.

"Insisto na necessidade de instaurar uma trégua global na Faixa de Gaza e na Cisjordânia para que possamos alcançar nosso objetivo, conseguir que 2008 seja o ano da paz", declarou Abbas.

"Peço ao governo israelense que dê fim à agressão para que se possa reunir as condições propícias para o êxito das negociações de paz em 2008", acrescentou o presidente da Autoridade Palestina em coletiva de imprensa.

Rice, por sua vez, pediu que israelenses e palestinos retomem as negociações de paz o mais rápido possível.

"Nós desejamos que as negociações sejam retomadas o quanto antes", afirmou.

Abbas cortou os contatos depois de uma mortífera incursão militar israelense na Faixa de Gaza, controlada pelo movimento islamita Hamas, que deixou mais de 120 palestinos mortos.

"Creio que, através do compromisso, através do compromisso constante sobre questões fundamentais, os negociadores israelenses e palestinos conseguirão chegar a um acordo", insistiu a secretária de Estado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host