UOL Notícias Notícias
 

27/03/2008 - 01h13

Bush elogia Sarkozy, um "homem interessante"

WASHINGTON, 27 Mar 2008 (AFP) - O presidente George W. Bush disse nesta quarta-feira que as relações entre Estados Unidos e França melhoraram sob o mandato de Nicolas Sarkozy, que qualificou de "homem interessante".

"Não há dúvida de que a relação mudou para melhor, e muito se deve ao presidente Sarkozy", destacou Bush em entrevista à imprensa estrangeira.

"Ele me agrada. É um homem interessante (...) muito enérgico, uma pessoa com caráter", afirmou Bush sobre o presidente francês.

O presidente Sarkozy viajou em novembro passado aos Estados Unidos, em sua primeira visita oficial aos EUA, o que marcou um giro decisivo nas relações da França com os Estados Unidos, deterioradas pelas divergências sobre a guerra no Iraque.

Sarkozy concordou com os Estados Unidos em que a perspectiva de ver o Irã com uma arma nuclear era "inaceitável" e pediu novas sanções econômicas contra Teerã, mas insistiu em privilegiar o caminho do diálogo e da negociação.

Em relação ao Afeganistão, prometeu que a França manterá seu apoio militar e arrancou aplausos dos congressistas quando disse que este compromisso vai durar "o tempo que for necessário".

Nesta quarta-feira, Sarkozy anunciou que a França vai propor um reforço da sua presença militar no território afegão, durante a cúpula da Otan na semana que vem em Bucareste.

Segundo o jornal The Times, Sarkozy planeja enviar cerca de 1.000 soldados franceses a mais para o Afeganistão, aumentando a presença francesa no país para 2.500.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host