UOL Notícias Notícias
 

29/03/2008 - 13h46

Presidente da UE inicia visita pela América Latina e passará pelo Brasil

BRDO PI KANJU, Eslovênia, 29 Mar 2008 (AFP) - O chefe de Estado da Eslovênia, Danilo Turk, cujo país exerce atualmente a presidência rotativa da União Européia, viajará no próximo domingo à América Latina para uma visita que o levará a Brasil, Colômbia, Venezuela e Peru, com o duplo objetivo de fomentar as relações bilaterais e preparar a V Cúpula UE-América Latina, em Lima.

Turk começará a viagem pelo Peru, onde se encontrará com o presidente peruano, Alan García, que co-presidirá a V Cúpula bianual UE-América Latina e Caribe. O encontro será realizado entre os dias 13 e 17 de maio na capital Lima e terá como temas principais as mudanças climáticas e a coesão internacional.

Após sua passagem pelo Peru, Turk vai ao Brasil. Sua agenda no país inclui um encontro com o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e com empresários brasileiros, além de um discurso na academia diplomática na capital do gigante sul-americano.

Turk pretende propor a Lula o reforço da cooperação nas áreas de ciência, transporte e cultura, além de acelerar a abertura de embaixadas da Eslovênia em Brasília e do Brasil em Liubliana.

A terceira etapa da viagem do presidente esloveno será Bogotá, onde ele se reunirá com o chefe de Estado colombiano, Alvaro Uribe, com quem deve discutir temas ligados à segurança nacional.

O assunto segurança também aparecerá na Venezuela, último país a ser visitado por Danilo Turk, que deve se encontrar com o presidente Hugo Chávez em Caracas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host