UOL Notícias Notícias
 

01/05/2008 - 22h01

Aviação turca bombardeia posições de rebeldes curdos no Iraque

ANCARA, 1 Mai 2008 (AFP) - A Aviação turca bombardeava, na noite desta quinta e início da madrugada de sexta (horário local), posições dos rebeldes curdos no norte do Iraque, na última de uma série de operações fronteiriças, informou a agência de notícias Anatólia.

A agência, que citou um responsável anônimo da administração autônoma curda do norte do Iraque, disse que vários aviões participaram do ataque, que começou pouco antes da meia-noite e continuava no início da madrugada.

O ataque foi dirigido aos montes Qandil, um reduto do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, acrescentou a Anatólia.

A Força Aérea turca bombardeia posições do PKK no norte do Iraque desde metade de dezembro. Em fevereiro, o Exército de Ancara fez uma ofensiva terrestre de uma semana contra as posições do PKK nessa área, onde, segundo a Turquia, estão escondidos cerca de 2.000 militantes da guerrilha separatista curda.

O governo turco obteve em outubro passado uma autorização parlamentar de um ano para efetuar operações militares do outro lado da fronteira.

O conflito curdo na Turquia deixou mais de 37.000 mortos desde o início, em 1984, das ações do PKK, uma organização considerada terrorista pela Turquia, UE e EUA.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host