UOL Notícias Notícias
 

11/05/2008 - 17h09

Pró-europeus à frente nas legislativas na Sérvia

BELGRADO, 11 Mai 2008 (AFP) - Os pró-europeus têm vantagem sobre os ultranacionalistas nas eleições legislativas da Sérvia realizadas neste domingo, no entanto, não alcançaram a maioria absoluta, segundo os resultados parciais divulgados pela organização independente CESID, que supervisiona a votação.

A aliança pró-européia, formada pelo Partido Democrata (DS), do presidente Boris Tadic, "ganhou de modo convincente estas eleições", afirmou Zoran Lucic, do Centro para a Democracia e Eleições Livres (CESID).

"A relação de forças (entre o DS e os outros partidos) não mudará muito", destacou.

Segundo Lucic, o DS deve obter 37,8% dos votos, contra 28% para o Partido Radical (SRS, ultranacionalista), de Tomislav Nikolic.

As projeções sobre estes resultados preliminares dão ao DS cerca de 100 das 250 cadeiras do Parlamento.

A terceira força política seria o Partido Democrático da Sérvia (DSS), do premier Vojislav Kostunica, com 11% dos votos, seguido pelo Partido Socialista (SPS), com 8%, segundo Lucic.

No total, mais de 6,7 milhões de eleitores estavam convocados a votar nestas eleições, consideradas as mais importantes para o futuro da Sérvia desde a queda do regime autoritário de Slobodan Milosevic, há oito anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host