UOL Notícias Notícias
 

05/06/2008 - 15h59

Hamas aceita oferta de diálogo de Abbas

GAZA, 5 Jun 2008 (AFP) - O Hamas aceitou nesta quinta-feira uma oferta de diálogo do presidente palestino Mahmoud Abbas, voltada para a reconciliação, um ano depois de os islamitas se apoderarem à força da Faixa de Gaza.

"Damos as boas-vindas ao chamado do presidente Abbas a um diálogo nacional e ao novo espírito positivo que manifestou em seu discurso; afirmamos que nossa mão está estendida para a unidade nacional", declarou em discurso transmitido pela televisão o chefe do governo do Hamas, Ismail Haniyeh.

O movimento islamita palestino Hamas havia recebido "favoravelmente" ontem a convocação do presidente palestino ao diálogo, com o objetivo de aplicar a iniciativa do Iêmen", afirmou à AFP Taher Nou Nou, porta-voz do governo islamita.

"Preocupado com a unidade e em seguida a várias convocações procedentes de países árabes e amigos para pôr fim às divisões e retornar à situação que prevalecia em Gaza (antes de o Hamas chegar ao poder em junho de 2007), faço uma convocação global tendo como base a iniciativa do Iêmen", afirmou Abbas ontem, em um discurso em Ramallah, Cisjordânia.

Em março, o Hamas e o Fatah aceitaram uma proposta do Iêmen mas ela não foi aplicada por divergências sobre a interpretação do texto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host