UOL Notícias Notícias
 

11/06/2008 - 19h22

Suspenso bloqueio de caminhões na fronteira entre Espanha e França

MADRI, 11 Jun 2008 (AFP) - As polícias de Espanha e França suspenderam, nesta quarta-feira à tarde, o bloqueio de estradas armado por caminhões de ambos os países para forçar o cumprimento da greve de transportes na Espanha, em vigor desde segunda, disse a polícia autônoma basca à AFP.

A estrada que liga Espanha e França na altura de Irún e Biriatou "já está aberta", desde 18h15 (13h15 de Brasília). "Intervieram a polícia francesa e a Ertzaintza", a polícia regional basca, "e abriram passagem", disse a mesma fonte.

Desde segunda, uma fila de caminhões de pelo menos 8 km bloqueava a pista direita da via, que hoje "foi liberada" e, por isso, "os veículos estão circulando em ambos os sentidos", explicou.

O desbloqueio não provocou incidentes no lado espanhol, afirmou a Ertzaintza.

De manhã, a polícia espanhola liberou a estrada entre os dois países na altura de La Junquera (nordeste).

Ambas as passagens de fronteira estavam bloqueadas por caminhões que queriam impedir a circulação desse tipo de veículo para que aderissem, forçosamente, à greve convocada desde segunda por organizações do setor de transportes, em protesto pelo alto preço do combustível.

Os bloqueios de estradas por piquetes de caminhões provocaram engarrafamentos nesta quarta nas entradas das principais cidades espanholas.

A greve no setor começava a provocar na Espanha o desabastecimento nos postos de gasolina e nos supermercados, e várias fábricas de automóveis pararam parcial, ou totalmente, a produção.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host