UOL Notícias Notícias
 

13/06/2008 - 19h03

Talibãs invadem presídio e soltam presos no Afeganistão

KANDAHAR, Afeganistão, 13 Jun 2008 (AFP) - Os talibãs lançaram um carro-bomba, nesta sexta-feira, contra o muro da prisão de Kandahar, no sul do Afeganistão, libertando um número ainda indeterminado de presos, em um de seus ataques mais audazes dos últimos meses.

A operação, visivelmente bem organizada, combinou um atentado suicida na frente da entrada principal do centro penitenciário, que abriu um buraco no muro, com a invasão de um comando de talibãs para libertar o maior número possível de detidos.

O assalto ao presídio aconteceu um dia depois da Conferência de Doadores de Paris, na qual a comunidade internacional prometeu cerca de 20 bilhões de dólares para a reconstrução e para o desenvolvimento no Afeganistão.

"Às 22h30 (15h de Brasília), um carro dirigido por um suicida abriu passagem até a entrada principal da prisão, antes de explodir. O choque foi, particularmente, violento, e grande parte do muro caiu", disse o ministro da Justiça, Sarwar Danish.

"A explosão foi seguida por um assalto armado. Um certo número de prisioneiros escapou. Não sabemos exatamente quantos. As forças de segurança afegãs entraram na prisão e retomaram o controle", acrescentou.

"Tudo que eu sei, nesse momento, é que dois agentes da prisão foram mortos, vários outros feridos, e outros ainda podem estar sob os escombros do muro", completou o ministro, destacando que "abriu-se uma investigação que deverá determinar quantos prisioneiros fugiram".

As forças afegãs e os soldados das forças internacionais isolaram os acessos à prisão, comprovou um correspondente da AFP.

Um policial, que pediu para não ser identificado, confirmou que a explosão no muro foi "provocada, aparentemente, por um carro-bomba e foi seguida por um assalto de talibãs equipados de armas leves e de lança-foguetes".

"Os assaltantes entraram no presídio e libertaram um determinado número de prisioneiros talibãs", acrescentou, sem dar números.

A província de Kandahar, berço dos talibãs, é um dos redutos da insurgência.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host