UOL Notícias Notícias
 

19/06/2008 - 21h20

Sarkozy descarta ampliação da UE sem Tratado de Lisboa

BRUXELAS, 19 Jun 2008 (AFP) - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse nesta quinta-feira que não haverá mais ampliação da União Européia, incluindo a adesão da Croácia, sem a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, rejeitado pelos irlandeses.

"Um certo número de países que tem reservas sobre o Tratado de Lisboa também é favorável à ampliação, mas sem o Tratado de Lisboa não há ampliação", disse Sarkozy em entrevista coletiva, após a abertura da Cúpula de Bruxelas.

Ao ser consultado sobre se a advertência valia para a Croácia, que deve se tornar o 28º sócio, em 2010, Sarkozy respondeu de forma afirmativa.

"Para a ampliação, é necessária a unanimidade. Seria muito curioso a Europa não chegar a um acordo sobre suas instituições e concordar em admitir o 28º, 29º, ou 30º membro".

Sarkozy disse que viajará em julho à Irlanda para "discutir com os irlandeses" e encontrar soluções para o impasse envolvendo o Tratado.

"A idéia é que os irlandeses informem em outubro sobre o desenvolvimento da situação, para fixarmos uma estratégia definitiva", declarou Sarkozy, ao final do debate entre os líderes europeus sobre o "não" irlandês ao Tratado de Lisboa.

"A partir de julho, como presidente em exercício da UE, viajo à Irlanda para discutir com os irlandeses e tentar compreender e encontrar soluções para preparar o conselho (europeu) de outubro", disse Sarkozy.

Na coletiva, o líder francês admitiu que existe uma "dificuldade particular" da República Tcheca para prosseguir com a ratificação do Tratado.

"O premier tcheco revelou o 'euroceticismo' em seu país. Estamos discutindo com ele sobre o comunicado final...", acrescentou Sarkozy.

O líder tcheco, Mirek Topolanek, afirmou nesta quinta-feira que seu país não vai "deter" o processo de ratificação do Tratado.

"Meu governo aprovou o Tratado de Lisboa, eu o firmei. Vinculo minha carreira política a esse Tratado. O processo vai continuar", declarou Topolanek em Bruxelas.

"A República Tcheca não deterá esse processo".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host