UOL Notícias Notícias
 

02/07/2008 - 07h16

EUA e Iraque próximos de polêmico acordo sobre segurança

BAGDÁ, 2 Jul 2008 (AFP) - As negociações de um controverso acordo de segurança entre Iraque e Estados Unidos estão prestes a ser concluídas, afirmou o ministro iraquiano das Relações Exteriores, Hoshyar Zebari.

"É um acordo marco estratégico que vai melhorar a cooperação entre Iraque e Estados Unidos sobre muitos temas. O documento está quase finalizado", disse Zebari em uma entrevista coletiva.

Os dois países negociam um compromisso sobre segurança que deve fixar as novas modalidades da presença a longo prazo das tropas americanas no Iraque.

A data limite para concluir as conversações é 30 de julho.

"Aconteceram muitas declarações errôneas, de confusão e manipulação política sobre este assunto", lamentou o ministro iraquiano.

"As instruções de meu governo são chegar a um acordo aceitável que preserve a soberania do Iraque. A postura dos Estados Unidos têm sido de grande ajuda", afirmou Zebari.

A resolução da ONU que regulamenta a presença das tropas da coalizão internacional no Iraque, essencialmente dos Estados Unidos e sob comando deste país, expira no fim de 2008.

As negociações mostraram sinais de paralisia mês passado, por causa do descontentamento das facções políticas iraquianas. O movimento do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr qualificou as mesmas de instrumento de "escravidão eterna" do Iraque em relação aos Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host