UOL Notícias Notícias
 

21/07/2008 - 08h33

Dois mortos em explosões na China a três semanas dos Jogos Olímpicos

PEQUIM, 21 Jul 2008 (AFP) - Duas explosões em dois ônibus, classificadas de atos deliberados de sabotagem pela polícia, deixaram dois mortos nesta segunda-feira, em Kunming (sudoeste da China), em meio a forte medidas de segurança quando faltam apenas três semanas para o início dos Jogos Olímpicos de Pequim.

As explosões, ocorridas com menos de uma hora de intervalo, aconteceram pela manhã, na hora mais movimentada do centro de Kunming, capital da província de Yunan.

O porta-voz da polícia não determinou a origem das explosões, que feriram 14 pessoas, nem as razões por que as autoridades se voltam para a pista de um atentado.

Kunming, 2.100 km a sudoeste de Pequim, tem mais de seis milhões de habitantes.

Na primeira explosão, logo depois das 07H00 da manhã, morreu uma mulher e dez pessoas ficaram feridas. O ônibus se encontrava numa parada, diante de um hospital, informou a edição on-line do Diário de Yunan.

A segunda explosão aconteceu na mesma avenida, que atravessa o centro da cidade, e nela morreu um homem e quatro pessoas ficaram feridas.

Depois das explosões, a polícia isolou as duas zonas e realizou controles de identidade.

Nas últimas semanas as autoridades chineses têm insistido na ameaça terrorista procedente da região de maioria muçulmana de Xinjiang (noroeste) para justificar as rígidas medidas de segurança impostas às vésperas dos Jogos de Pequim.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host