UOL Notícias Notícias
 

06/11/2008 - 15h44

Negociações sobre acordo EUA-Iraque chegam à fase final

BAGDÁ, 6 Nov 2008 (AFP) - O governo americano enviou, nesta quinta-feira, ao Iraque sua versão definitiva do acordo de segurança que deverá levar a uma retirada das tropas americanas até o final de 2011, e garantiu ter respondido "positivamente" às reivindicações de Bagdá.

A porta-voz da embaixada americana em Bagdá, Suzan Ziadeh, disse à AFP que os Estados Unidos haviam respondido "positivamente" às emendas propostas pelo governo iraquiano, "a fim de fazer o processo avançar de uma maneira que respeite a soberania das duas partes".

Suzan não quis especificar, porém, se os EUA aceitaram todas as demandas iraquianas de retificação, ou apenas algumas. Ela também não quis comentar se ambas as partes chegaram a um acordo sobre a questão de imunidade para os soldados americanos estacionados no Iraque, considerada crucial para os americanos.

"Enviamos aos iraquianos uma versão final do texto. Assim, consideramos ter chegado ao final do processo, no que diz respeito à parte americana", completou Suzan Ziadeh.

Mais cedo, o porta-voz do governo iraquiano, Ali al-Dabagh, confirmou "ter recebido uma resposta dos americanos".

"Devemos ter, daqui para frente, uma reunião com os americanos para chegar a um acordo comum. O clima é, de qualquer modo, positivo", completou.

"O Iraque também precisa, agora, de tempo para permitir aos partidos políticos iraquianos dar sua opinião sobre as observações e modificações dos americanos", acrescentou.

Segundo um jornalista da emissora de TV Al-Hurra, os Estados Unidos teriam atendido apenas a uma parte das propostas iraquianas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host