UOL Notícias Notícias
 

07/11/2008 - 12h19

Brown comemora vitória trabalhista em eleição parcial na Escócia

LONDRES, 7 Nov 2008 (AFP) - Gordon Brown saboreou nesta sexta-feira a vitória surpresa de seu partido trabalhista numa legislativa parcial chave na Escócia, um sucesso que consagra o espetacular retorno do primeiro-ministro britânico iniciado com sua atuação por ocasião da explosão da crise financeira.

A circunscrição de Glenrothes, uma antiga região rica em minérios situada ao norte de Edimburgo, ameaçava pender para o partido separatista escocês SNP. Este resultado teria fragilizado a posição eleitoral do trabalhista e reativado as dúvidas sobre a capacidade de Brown de levar seu partido ao sucesso nas próximas eleições legislativas, que será realizada daqui a 2010.

Contra todas as expectativas, o candidato do Partido Trabalhista, Lindsay Roy, manteve em um de seus redutos uma confortável vantagem de 6.737 votos sobre seu rival do SNP. Um total inferior à maioria de 10.000 votos do trabalhista em 2005, mas suficiente para desmentir as pesquisas, muito desfavoráveis de algumas semanas atrás.

Com este resultado, o Partido Trabalhista vai poder esquecer três reveses consecutivos nos últimos três meses nas eleições parciais. Ele valida também a decisão de Brown de se envolver pessoalmente na campanha e confirma seu recente ganho de popularidade.

O chefe de governo vez questão de relacionar esta vitória à sua gestão unanimemente elogiada da crise financeira.

"O que eu aprendi nesta eleição parcial é que as pessoas estão dispostas a apoiar os governos que as ajudam a atravessar este desaquecimento (econômico) e oferecem a elas uma verdadeira ajuda", declarou à imprensa, pouco antes de embarcar para Bruxelas, onde deve participar da cúpula dos dirigentes europeus sobre a reforma do sistema financeiro mundial, preparatória para a reunião do G20, dia 15 de novembro, em Washington.

A cota de popularidade de Brown, abissal no trimestre passado, voltou a subir nas últimas semanas após uma série de medidas enérgicas, que evitaram principalmente o desabamento do sistema bancário.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h29

    -0,05
    3,171
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h38

    -0,33
    64.648,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host