UOL Notícias Notícias
 

21/11/2008 - 15h35

Capital peruana vira fortaleza para a cúpula do Apec

LIMA, 21 Nov 2008 (AFP) - Lima se encontra em estado de alerta vermelho nesta sexta-feira para a chegada dos líderes que participarão da XVI Cúpula do Foro Econômico da Ásia-Pacífico (Apec).

A segurança na capital será garantida por 39.500 policiais e pessoal qualificado contra o terrorismo, segundo o coronel Julio Vergara, chefe da operação de proteção do Apec.

Em todo país o governo mobilizou cerca de cem mil policiais e militares para fazer frente a eventuais manifestações ou ataques terroristas no território.

Três anéis de segurança foram dispostos em torno do 'Pentagonito', nome com que é conhecido coloquialmente o quartel-general do exército.

Unidades especializadas na luta antiterrorista e em ataques nucleares, químicos ou bacteriológicos, treinadas nos Estados Unidos, estão em alerta, enquanto que franco-atiradores de elite foram colocados em pontos estratégicos de Lima.

Helicópteros e aviões participam no dispositivo policial que prevê uma célula de segurança reforçada em torno de cada um dos 21 chefes de Estado e de governo presentes na cúpula.

De quinta a domingo o governo declarou feriado na capital para estimular os habitantes a deixar a cidade, geralmente muito congestionada.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h00

    0,00
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h09

    0,01
    75.999,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host