UOL Notícias Notícias
 

23/11/2008 - 18h28

Abbas é designado 'presidente da Palestina' por alta instância da OLP

RAMALLAH, Cisjordânia, 23 Nov 2008 (AFP) - O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, cujo mandato após 8 de janeiro de 2009 não é reconhecido por seu rival Hamas, foi designado neste domingo "presidente da Palestina por uma instância-chave da OLP", anunciaram as autoridades.

O Conselho Central da Organização de Libertação da Palestina (CCOLP), reunido em Ramallah, na Cisjordânia, designou Abbas como "presidente do Estado da Palestina" após uma votação, segundo as mesmas fontes.

O CCOLP conta com 120 membros, dos quais a maioria votou a favor da manutenção de Abbas no cargo.

Essa medida parece destinada a reforçar Abbas frente aos islamitas do Hamas, que controlam Gaza e que já anunciaram que, depois de 8 de janeiro de 2009, não reconhecerão Abbas como presidente da Autoridade Palestina.

O Hamas se baseia na Constituição da Autoridade Palestina, que estabelece quatro anos para o mandato de seu presidente. Abbas foi eleito em 8 de janeiro de 2005.

Já o Fatah, ligado a Abbas, apóia-se na lei eleitoral, que estipula que as eleições presidenciais e legislativas devem ser realizadas no mesmo dia, motivo pelo qual o mandato de Abbas deve se prolongar por mais um ano. O atual Parlamento, dominado pelo Hamas, foi eleito em janeiro de 2006, para um mandato de quatro anos.

O "Estado Palestino" foi proclamado simbolicamente em 1988 por Yasser Arafat, mas ainda não foi reconhecido, devido à ocupação israelense.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host