UOL Notícias Notícias
 

05/12/2008 - 16h14

Fidel Castro mostra desconfiança em relação a Obama

HAVANA, 5 dez 2008 (AFP) - O líder cubano Fidel Castro publicou um artigo nesta sexta-feira no qual mostra desconfiança em relação ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que despertou muitas expectativas em Cuba e no resto do mundo com suas promessas de mudança e por ser o primeiro presidente americano negro.

"Alguém precisava dar uma resposta serena e sossegada, que deve navegar contra a poderosa maré de ilusões formada em torno de Obama pela opinião pública internacional", escreveu Fidel em um artigo intitulado "Navegar contra a maré".

Em relação a Cuba, Obama prometeu suspender as limitações de viagens e envios de remessas dos cubanos que moram nos EUA para seus familiares na ilha, além de ter se mostrado a favor de uma "diplomacia direta" com as autoridades cubanas sem pré-condições.

Importantes acadêmicos consultados pela AFP nos Estados Unidos acreditam que essas duas medidas podem estar entre as primeiras ordenadas por Obama depois do 20 de janeiro, quando ele toma posse.

"Com Obama podemos conversar em qualquer lugar que ele quiser, não somos defensores da violência e da guerra", disse Fidel em seu artigo - destacando, porém, que "devemos lembrá-lo de que a teoria da cenoura e do chicote não poderá ser aplicada em nosso país".

Raúl Castro, irmão mais novo de Fidel que assumiu o poder na ilha depois que o líder revolucionário de 82 anos caiu doente, fez, ao longo de seus dois anos e meio à frente do governo, várias propostas de paz e diálogo para a administração de George Bush. Tendo sido ignorado, ele agora reitera seus acenos ao presidente eleito.

"Devemos nos reunir e começar a resolver nossos problemas", afirmou Raúl, em uma recente entrevista ao ator Sean Penn.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host