UOL Notícias Notícias
 

06/12/2008 - 15h10

Os terroristas de Mumbai podem ter agido sob efeito de drogas

MUMBAI, 6 dez 2008 (AFP) - Os militantes islamitas que realizaram os atentados de semana passada em Mumbai, mtando 163 pessoas, provavelmente agiram sob o efeito de drogas para permanecer em alerta durante as 60 horas que duraram os ataques a diferentes objetivos, informou a polícia indiana neste sábado.

Segundo os investigadores, os 10 pistoleiros que se entrincheiraram nos dois hotéis e em um centro judaico da capital econômica da Índia provavelmente tomaram anfetaminas para permanecer em alerta, sim poder comer e dormirm durante um longo período de tempo, informou o jornal Hindustan Times, segundo declarações do vice-comissário da divisão de Narcóticos, Vishwas Nagre Paril.

As anfetaminas, que podem ser conseguidas facilmente no sul do continente asiático, teriam permitido aos terroristas ficar acordado, saciados e concentrados, acrescentou a fonte.

"Com estas drogas, os terroristas podiam ouvir barulhos de decibéis mínimos e permanecer acordados durante muito tempo", explicou.

A polícia indiana informou neste sábado ter detido dois homens, suspeitos de terem entregado chips de celular para os militantes islatimas.

Os dois homens, que seriam as primeiras prisões relacionadas aos ataques de Mumbai, foram detidos na cidade de Kolkata (leste) "por ter entregado chips de celular para os terroristas que cometeram os atentados", indicou Javed Shamin, da polícia indiana.

Shamin identificou a dupla como Tusif Rahaman e Sheikh Muktar.

"Tusif, que vivia no centro da cidade, comprou 40 chips, dois dos quais, acreditamos, foram entregues aos terroristas", afirmou.

A fonte disse ainda que o outro homem vinha da Cachemira indiana, onde militantes islâmicos lutam há 20 anos para derrubar as autoridades hindus.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host