UOL Notícias Notícias
 

07/12/2008 - 16h00

Chefe da AIEA aponta 'fracasso' em esforços contra atividade nuclear iraniana

WASHINGTON, 7 dez 2008 (AFP) - O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed El Baradei, disse neste domingo em entrevista ao jornal Los Angeles Times que os esforços internacionais para conter a atividade nuclear no Irã até agora foram um fracasso.

"Não avançamos um milímetro sequer no enfrentamento da questão", lamentou El Baradei. "Acho que, até o momento, a política foi um fracasso".

O Irã já foi alvo de três séries de sanções por parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas, como punição por se negar a interromper suas atividades de enriquecimento de urânio. Mesmo assim, nos últimos cinco anos Teerã manteve suas atividades nucleares.

Os Estados Unidos e outras potências ocidentais suspeitam que o programa nuclear da república islâmica seja apenas uma fachada para um projeto de desenvolvimento de um arsenal atômico.

El Baradei, crítico assíduo do governo de George W. Bush, disse que a eleição de Barack Obama à presidência traz "muitas esperanças".

"Ele (Obama) está disposto a conversar com seus adversários - inimigos, se preferir -, incluindo Irã e Coréia do Norte", afirmou, referindo-se ao fato do presidente eleito defender a retomada do diálogo com esses países.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host