UOL Notícias Notícias
 

08/12/2008 - 06h39

Partido opositor tailandês anuncia candidato a primeiro-ministro

BANGCOC, 8 dez 2008 (AFP) - O Partido Democrata, a principal formação de oposição da Tailândia, apresentará seu líder, Abhisit Vejjajiva, como candidato ao cargo de primeiro-ministro, anunciaram dirigentes do partido.

O Partido Democrata anunciou no sábado um acordo com deputados de outros partidos que foram aliados do ex-premier Thaksin Shinawatra e garantiu que pode formar um novo governo.

"O partido pedirá ao Parlamento que volte a se reunir em sessão extraordinária e proporá o nome de Abhisit para o cargo de primeiro-ministro", afirmou à AFP Sathit Wongnongtoey, alto dirigente democrata.

Abhisit Vejjajiva, 44 anos, político de Bangcoc que estudou em Oxford, é o principal líder opositor na Tailândia.

O Partido Democrata é a formação política mais antiga da Tailândia (62 anos de existência) e sempre teve vínculos estreitos com as elites tradicionais de Bangcoc, tanto no Exército como na administração ou no palácio real.

Os aliados de Shinawatra, derrubado em 2006 pelos militares e que vive no exílio, chamaram de "golpe de Estado dissimulado" a ordem de dissolução do Partido do Poder do Povo (PPP) da semana passada, que derrubou o governo comandado pelo partido.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h59

    0,43
    3,160
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h01

    -0,41
    68.316,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host