UOL Notícias Notícias
 

12/12/2008 - 19h21

Jovem interrompe, aos berros, discurso de Medvedev sobre Constituição

MOSCOU, 12 dez 2008 (AFP) - O discurso pronunciado pelo presidente Dmitri Medvedev nesta sexta-feira para comemorar o 15º aniversário da Constituição russa foi interrompido por um opositor, aos gritos de "que vergonha!", antes ser retirado da sala.

No momento em que o presidente destacava a importância "fundamental" da Constituição, o jovem se levantou e gritou "que vergonha essas emendas!", sem atrapalhar o discurso de Medvedev.

O grito de protesto se referia a uma reforma constitucional que prevê, entre outros pontos, a ampliação do mandato presidencial de quatro para seis anos.

Alguns minutos mais tarde, o jovem recomeçou seu protesto, dessa vez, mais barulhento, a ponto de fazer o presidente interromper o discurso. Medvedev saiu, inclusive, em defesa do rapaz, quando agentes de segurança foram em sua direção.

"Não é necessário que o tirem daqui. A Constituição foi aprovada para que todo mundo possa expressar sua posição. Essa também é uma opinião, e temos de respeitá-la", declarou Medvedev.

Mesmo assim, o opositor foi retirado do grande palácio do Kremlin, onde o presidente falava para um grupo de juristas e inúmeros outros convidados. A polícia levou o rapaz para uma delegacia, para interrogá-lo, informou a emissora Ecos de Moscou, à qual ele deu entrevista depois.

"Durante o discurso do presidente no Kremlin, onde eu estava presente na qualidade de convidado, Dmitri Medvedev começou a defender habilmente a Constituição, destacando os méritos desse documento. Nessa hora, perdi a paciência, levantei-me e disse: 'ouviram isso? Ele prolongou seu mandato e agora vem nos falar de Constituição'", explicou Roman Dobrokhotov, líder do movimento de oposição liberal My ("Nós").

O jovem foi solto pela polícia, após interrogatório, disse a Ecos de Moscou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host