UOL Notícias Notícias
 

13/12/2008 - 11h52

Kasparov lidera novo partido de oposição na Rússia

KHIMKI, Rússia, 13 dez 2008 (AFP) - Políticos e militantes de oposição, liderados pelo ex-campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov, fundaram neste sábado um novo movimento opositor, batizado de "Solidarnost" (Solidariedade).

De acordo com Kasparov, o objetivo é "desmantelar o regime de (Vladimir) Putin".

O congresso constituinte, celebrado este sábado nas proximidades de Moscou, contou com a presença de mais de 100 delegados em representação de 40 regiões russas e aprovaram a criação do novo partido.

Os delegados procedem de diversos movimentos de oposição como o antigo SPS (União de Forças de Direita), o RNDS do antiguo ex-primeiro-ministro Mikhail Kasianov e ativistas dos direitos humanos.

"É impossível reformar este regime. Nosso objetivo será desmantelar o regime de (o primeiro-ministro e ex-presidente) Putin. É o único modo de restabelecer a liberdade e a competência política no país", declarou Kasparov, que se disse "muito otimista" a respeito do futuro do movimento.

O novo partido recebeu o mesmo nome do sindicato polonês liderado por Lech Walesa que enfrentou o poder comunista no início dos anos 80.

O congresso do "Solidarnost" foi perturbado pela ação de alguns partidários do governo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host