UOL Notícias Notícias
 

14/12/2008 - 09h34

Tensão prossegue em Atenas e Salônica

ATENAS, 14 dez 2008 (AFP) - Depois de uma semana de manifestações e distúrbios pela morte do adolescente Alexis Grigoropulos, baleado por um policial, os confrontos entre jovens e a polícia voltaram a se repetir na noite de sábado em Atenas e Salônica, onde persiste a tensão.

Os enfrentamentos tiveram início na tarde de sábado, depois que jovens encapuzados lançaram coquetéis molotov contra uma delegacia do bairro de Exarchia, epicentro dos protestos e onde Alexis, 15 anos, morreu no dia 6 de dezembro.

A polícia respondeu com gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.

Os distúrbios entraram pela madrugada perto de uma escola politécnica ocupada desde sábado passado.

Os jovens voltaram a atirar coquetéis molotov, incendiaram lixeiras e levantaram pequenas barricadas, desarmadas rapidamente pela polícia.

Agências bancárias e prédios do governo também foram alvos dos manifestantes. De acordo com a polícia, 86 pessoas foram detidas no sábado.

Em Salônica, segunda maior cidade do país, jovens quebraram as janelas de um ginásio e se refugiaram em uma universidade.

Na manhã deste domingo, a situação era de calma, mas os estudantes já anunciaram novas manifestações para segunda-feira e um grande protesto para a próxima quinta-feira de todos os setores da educação diante do Parlamento.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro grego, o conservador Costas Caramanlis, descartou a possibilidade de renunciar ou convocar eleições antecipadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host