UOL Notícias Notícias
 

28/12/2008 - 22h30

Obama está 'comprometido' com paz no Oriente Médio

WASHINGTON, 28 dez 2008 (AFP) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, está "comprometido" com conseguir a paz no Oriente Médio, garantiu neste domingo um de seus principais assessores, depois de um dos dias mais sangrentos nos combates entre palestinos e israelenses em 60 anos.

"Obviamente, essa situação se tornou mais complicada nos últimos dias e semanas. Quando o Hamas começou seus disparos (de mísseis), Israel respondeu, mas é algo com que (Obama) está comprometido", disse David Axelrod à rede CBS.

Obama está "monitorando a situação", declarou Axelrod à NBC, em outra entrevista, acrescentando que o presidente eleito foi informado dos fatos pela secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, no sábado.

"Acredito que (Obama) queira se familiarizar com a situação para que, quando assumir o cargo, em 20 de janeiro, tenha a vantagem de conhecer todos os fatos e informações que levaram a esse ponto", acrescentou Axelrod à CBS.

"Acredito que ele reconheça essa relação especial. Trabalhará com os israelenses. São excelentes aliados nossos, o aliado mais importante na região e esse é um princípio fundamental no qual ele trabalhará", completou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,09
    3,170
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h28

    0,55
    68.729,92
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host