UOL Notícias Notícias
 

23/01/2009 - 18h56

Obama planeja discurso no Congresso em fevereiro

WASHINGTON, 23 Jan 2009 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, deve falar perante as duas câmaras do Congresso reunidas em fevereiro, indicou nesta sexta-feira seu porta-voz, Robert Gibbs.

"Acho que é provável que ele fale perante ao Congresso, em uma sessão conjunta do Congresso, no mês de fevereiro", declarou Gibbs, sem mencionar o tradicional discurso do "State of the Union", proclamado anualmente pelo presidente americano no Congresso, na mesma época.

O "State of the Union" é uma fala solene, que se tornou obrigatório na rotina presidencial dos EUA, e serve para prestar contas aos parlamentares e cidadãos sobre a situação do país.

Normalmente, é uma ocasião na qual o presidente aproveita para traçar as linhas gerais de seu planejamento político para o ano que começa.

Especula-se que Obama prefira não fazer o discurso do "State of the Union" este ano, optando por uma fala para as duas câmaras do Congresso, seguindo o exemplo de Bill Clinton ao assumir a presidência pela primeira vez, em 1993.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host