UOL Notícias Notícias
 

20/03/2009 - 06h24

Obama faz piada em talk-show e comete gafe

LOS ANGELES, EUA, 20 Mar 2009 (AFP) - Em sua primeira participação em um talk-show de televisão desde a eleição como presidente, Barack Obama fez uma piada sobre suas habilidades no boliche que pode ser encarada como um insulto pelas pessoas com alguma deficiência.

Perguntado pelo apresentador do Tonight Show, Jay Leno, sobre a pista de boliche na Casa Branca, em particular depois que Obama falhou estrepitosamente neste esporte durante a campanha eleitoral, o presidente dos Estados Unidos afirmou que está praticando.

"Consegui 129", disse entre as risadas da platéia. A pontuação perfeita no boliche é 300.

"Isto é muito bom presidente", disse sarcasticamente Leno.

"É como nas Olimpíadas Especiais ou algo similar", respondeu Obama em uma referência aos Jogos Paraolímpicos.

A Casa Branca tentou minimizar a contovérsia com rapidez, com a esperança de que a viagem de dois dias de Obama à Califórnia, estado muito afetado pela crise, não seja ofuscada pela gafe.

"O presidente fez uma declaração fora de tom ao fazer piada sobre sua habilidade no boliche, que de nenhuma maneira tinha a intenção de ridicularizar os Jogos Paraolímpicos", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Bill Burton.

"Obama acredita que os Paraolímpicos são eventos estupendos que dão uma oportunidade de brilhar a pessoas com deficiências de todo o mundo", disse Burton.

Assessores do presidente afirmaram antes da gravação do programa de TV que Obama não tentaria ser engraçado, e que pretendia dirigir-se a um público mais amplo sobre seus planos para resgatar a economia dos Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h10

    -0,10
    3,132
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h13

    -0,21
    75.832,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host