UOL Notícias Notícias
 

07/04/2009 - 09h32

Fidel Castro eloga visita de congressistas americanos a Cuba

HAVANA, Cuba, 7 Abr 2009 (AFP) - O líder cubano Fidel Castro afirmou valorizar o gesto do grupo de congressistas americanos que visita Cuba para analisar a possibilidade de diálogo entre Havana e Washington, segundo artigo publicado nesta terça-feira.

"Eles são testemunhas excepcionais do respeito com que se sempre se recebe os americanos que visitam nossa Pátria", afirma o líder histórico cubano.

O presidente de Cuba, Raúl Castro, saudou na segunda-feira a delegação de congressistas, liderada por Bábara Lee e integrada ainda pelos representantes democratas Melvin Watt, Laura Richardson, Bobby Rosh, Marcia Fudge e Emanuel Cleaver.

Os congressistas, que chegaram na sexta-feira passada à ilha, realizam uma série de reuniões com funcionários cubanos para aproximar posições visando o diálogo entre Washington e Havana, após meio século de conflito.

Os legisladores, que concluirão a visita a Cuba na quarta-feira, se reuniram também com as autoridades de Comércio e visitaram o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia.

Nesta segunda-feira, o assessor especial de Obama para a Cúpula das Américas, Jeffrey Davidow, confirmou que o presidente está disposto a aliviar as restrições sobre as viagens e remessas de dinheiro de cubano-americanos para Cuba.

"O presidente já disse que quer autorizar os cubano-americanos a manter mais contato" com a ilha. "Eles são os melhores embaixadores possíveis", explicou Davidow.

O Wall Street Journal revelou na sexta-feira que Obama suspenderá de fato todas as restrições sobre o envio de dinheiro e viagens a Cuba, citando um funcionário do governo que pediu para não ser identificado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host